Radiohead - Rain Down
O que é na verdade o Projeto Rain Down?
O Rain Down é um projeto colaborativo entre fãs do Radiohead para a realização de um DVD do show realizado pela banda no Brasil, focando o show de São Paulo, que aconteceu no dia 22 de março de 2009. A edição é toda feita com vídeos amadores gravados por pessoas que estavam lá ou publicaram conteúdo em sites como Youtube.
Como que o DVD será disponibilizado?
A idéia é disponibilizar o DVD gratuitamente por download, via torrent ou outra forma de distribuição. Também será enviado em mídia o DVD para aqueles que sentirem dificuldades de baixar o arquivo e solicitarem pelo site, apenas pelo custo da mídia + capa e valor de frete. O DVD não serás comercializado com fins lucrativos.
Como surgiu a idéia?
Espontaneamente. Alguns vídeos para Paranoid Android foram capturados do You Tube como recordação, mas como alguns não eram completos, Andrews juntou seus recentes conhecimentos com edição de vídeo e editou-os em formato multi-camera. O resultado foi tão chamativo que logo realizou o envio para o You Tube, e conforme os acessos, comentários se multiplicavam no dia, o nome e o projeto tomaram corpo.
Quem está envolvido no projeto?
Na pesquisa, edição dos vídeos e no desenvolvimento do site, blog e divulgação dos mesmos, apenas Andrews Ferreira Guedis. A arte também ficou na responsabilidade de Andrews, mas foi aberta a colaboração também. Tirando isso, muitos fãs ajudaram e ajudam diretamente no site, enviando vídeos, comentando e enviando sugestões.
Onde posso assistir os vídeos?
Você pode acompanhar a edição dos vídeos no site do projeto, e no You Tube. O site também disponibiliza os arquivos editados para download (formato .avi) periodicamente.
Os vídeos editados são o resultado final do que irá para o DVD?
Não. Principalmente nos primeiros vídeos muita coisa pode ser melhorada. Quando finalizar a edição de todo show, o projeto irá analisar música por música e comparar sugestões para a finalização do DVD.
Se teremos um DVD, a qualidade do vídeo será em Alta Definição.
Como 90% dos vídeos capturados ou filmados são de celulares, câmeras fotográficas ou foram capturados na internet, a qualidade do vídeo será equivalente a apresentada nos arquivos disponibilizados para download ou You Tube (HQ). O áudio pode ser melhorado, mas também não pode ser comparado a um DVD profissional, que é filmado com equipamento profissional. No caso de algumas músicas, o som está em alta qualidade, esse é o caso das músicas que o canal Multishow exibiu, o áudio foi extraído desses vídeos.
É verdade que o DVD terá dois canais de áudio?
Sim. O primeiro canal será o áudio extraído das câmeras dos fãs e cobrirá 100% do show, mas com qualidade boa. O segundo canal será em alta qualidade e extraído diretamente da mesa de som da banda, através do áudio que o canal Multishow exibiu no show. Como no caso, o áudio 2 não cobrirá 100% da edição do show (o canal não exibiu o show na íntegra), o áudio 2 será complementado com o áudio dos fãs em certos momentos. Quer um exemplo, veja o vídeo de Fake Plastic Trees em 2 versões (Áudio 1 e Áudio 2).
O projeto tem fins lucrativos? Vai ser cobrado alguma taxa, assinatura?
Nunca. Todos envolvidos no projeto são proibidos de cobrar dinheiro das pessoas ou comercializar o material aqui apresentado. Salve despesas de manutenção do site ou os custos para envio e confecção do DVD, quando esse estiver finalizado. Todos gastos são relatados no site.
Ouvi dizer numa matéria de um jornal que o projeto Rain Down infrige a lei de direito de imagem? É verdade?
Acreditamos que como este conteúdo já estava na internet e não tem fins lucrativos, o argumento não procede. Quem se sentir lesado por aparecer no vídeo, pode comunicar ao site, que o mesmo será retirado. Nada aqui visa fins lucrativos ou procura denegrir a imagem da banda. O Radiohead não se pronunciou contra o projeto, e apenas ele pode autorizar ou não o prosseguimento legal do projeto. Como a banda tem uma política favorável a internet e a colaboração entre fãs (dado exemplo do CD In Rainbows, disponilizado em mp3 na internet no formato pague o quanto quiser) o projeto prossegue bem e sem problemas legais.
No ingresso dizia que não era permitido entrar com câmeras fotográficas, flashes, filmadoras. Vocês chegaram a gravar o show dessa forma?
Todo conteúdo disponibilizado aqui não foi filmado por Andrews Ferreira Guedis. São filmagens realizadas por fãs que entraram com câmeras e celulares, que não foram impedidos na hora de entrar no local, já que todos foram revistados devidamente pela segurança. Se é não é permitido entrar com câmeras ou filmar, a questão é outra e não foi fiscalizada pela organização do evento. Não induzimos as pessoas a entrarem com esse tipo de equipamento no show, mas no caso, a idéia surgiu depois da realização do show e seus vídeos já estavam devidamente arquivados.
Por que existe um link para Doações no site?
Existem despesas para manter o site, domínio (www.raindown.com.br) e outras coisas como material para confecção dos DVD's etc. Mesmo assim, ninguém é obrigado a fazer doações.
Qual a previsão do lançamento do DVD?
O Rain Down foi lançado dia 31/08/2009 para download em diversos formatos (DVD, Dual Layer, AVI, YouTube). Você pode baixar clicando aqui.
Você incluiu um vídeo gravado por mim sem a minha autorização? E agora?
Envie um e-mail para andrewsfg@gmail.com e cite a música, e a cena onde seu vídeo se localiza. Você tem todo direito de pedir a exclusão do vídeo, desde que comprove que o vídeo foi disponibilizado por você.
Aonde vai os créditos das pessoas que filmaram os vídeos que aparecem no DVD?
No site tem um link para Créditos e no DVD constará o nome de grande parte do pessoal que postou vídeo no You Tube e colaborou com envio de material. Quem quiser por seu nome real, envie a informação no e-mail andrewsfg@gmail.com
O DVD terá legendas?
Não.
Eu gravei alguns vídeos? Como faço para enviar para o projeto Rain Down?
Existem diversas formas de enviar o material. Sempre que puder, mantenha o arquivo original e coloque num servidor de compartilhamento de arquivos, recomendamos o Mega Upload (www.megaupload.com). Você também pode enviar por MSN, e-mail e por no You Tube. Depois disso, entre em contato no e-mail andrewsfg@gmail.com informando a colaboração para que seu vídeo seja avaliado e colocado no projeto.
O DVD só terá vídeos do show em São Paulo? E o show do Rio de Janeiro?
A proposta inicial era apenas vídeos extras no DVD, como foi lançado no link para download, dia 31/08/09. Nesses extras, foram editadas músicas da qual não foram tocadas no show de São Paulo. No dia 3 de novembro foi anunciado a continuação do projeto e a edição completa do show realizado no Rio de Janeiro que será lançada nos primeiros meses de 2010.
Quanto tempo em médio você gasta para editar cada vídeo?
Em torno de 7 horas editando um vídeo e mais algumas horas pesquisando. Isso varia conforme a música e o computador utilizado no momento.

Mais perguntas e respostas serão adicionadas em breve. Acompanhe!.